Sequência
Didática
Espaço Geográfico-
Paisagem Natural e Paisagem Humanizada
Conteúdo: Conceitos de Paisagem
Objetivos:
-Exercitar a visualização e a apreensão da
paisagem com os focos frontal e cinemático;
-Trabalhar a competência relativa à localização
por meio de referenciais definidos na paisagem;
-Ampliar o
conhecimento espacial em relação ao seu lugar.
3º Ano
Tempo Estimado: 4 aulas
Material Necessário: caneta, lápis, papel ofício.
Desenvolvimento
3º Ano
Tempo Estimado: 4 aulas
Material Necessário: caneta, lápis, papel ofício.
Desenvolvimento
1ª etapa- O educador pode fazer uma
dinâmica inicial com os alunos sobre qual ou quais são os entendimentos do
termo paisagem. Após os alunos apresentarem suas significações para o termo, o
professor deverá expor uma idéia de paisagem o mais ampla possível, que passa
pela definição de que paisagem é tudo aquilo que se apreende pelo olhar. Portanto, é o que tem existência física, um
prédio, uma árvore, um rio etc. Para se identificar e descrever uma paisagem é
preciso passar pelo olhar, pela observação. E saber olhar com enfoques específicos
é também um aprendizado. Solicitar aos alunos que utilizem um caderno de campo,
para que após a observação realize registros acerca da paisagem do entorno de
sua residência. (paisagem frontal)
2ª etapa- Nessa etapa o professor deverá propor aos
estudantes um passeio de ônibus, até a Toca do Morcego, próximo ao Rio
Paraguaçu onde facilitasse a visualização da paisagem cinemática. Chegando ao
destino proposto, promover um Círculo para Socialização das ideias, onde os
estudantes deverão se posicionar sobre as paisagens observadas. Durante o
relato dos estudantes, o educador fará as seguintes intervenções:
-Diante
do que fora observado, o que vocês puderam identificar mais;
-Paisagens
naturais ou humanizadas? Justifique sua resposta;
-Qual a
diferença entre ambas?
Após
esse momento, a professora deverá ressaltar a interferência do homem sobre a
paisagem natural, visto que, atualmente é cada vez mais raro encontrar
paisagens predominantemente naturais.
3ª etapa- Retomando as etapas anteriores, o professor
deverá sugerir que os educandos se dividam em dois grupos para a construção de
pequena maquete utilizando os dois tipos de paisagem. A professora deverá fazer
uma breve explicação sobre o que é uma maquete, como deverá ser feita, quais os
materiais que vão ser utilizados e etc. Ainda nesse momento, ela deve salientar
que na próxima aula a mesma já deverá estar pronta.
4ª etapa- Nessa ultima etapa
as equipes deverão socializar as maquetes, falando do seu processo de
construção, as principais ideias do grupo, as dificuldades encontradas. Após a
socialização, as equipes deverão expor no pátio da escola.
Avaliação
Espera-se
como desdobramento dessa sequência didática que as seguintes expectativas de
aprendizagem sejam alcançadas:
- Que os estudantes consigam
identificar na paisagem elementos de referenciamento local;
-Que os
estudantes consigam realizar classificações da paisagem de forma a apreender a
paisagem nos enfoques frontal e cinemático;
-Que os estudantes sejam capazes de observar
e representar uma paisagem por meio da maquete.
Fazer
pequenos relatos, orientandos pelo professor para enriquecer a atividade e
verificar o envolvimento dos estudantes
Referência Bibliográfica
BRASIL, Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: História e Geografia. 1ª a 4ª série.
vol5.MEC:Brasília DF,2001,166p.
SANTOS, Milton. Por uma globalização: do pensamento único á consciência universal. Record:Rio de Janeiro RJ,174
p.
SUERTEGARAY,
Dirce
Maria Antunes. Espaço geográfico uno e
múltiplo. Disponível em: <www. ub.edu. br>. Acesso em: 13.out.2011.
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