terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sequência Didática:Paisagem Natural e Humanizada




Sequência Didática
Espaço Geográfico- Paisagem Natural e Paisagem Humanizada 

    Conteúdo: Conceitos de Paisagem

    Objetivos:
-Exercitar a visualização e a apreensão da paisagem com os focos frontal e cinemático;
-Trabalhar a competência relativa à localização por meio de referenciais definidos na paisagem;
-Ampliar o conhecimento espacial em relação ao seu lugar.
 3º Ano
Tempo Estimado: 4 aulas
Material Necessário: caneta, lápis, papel ofício.
Desenvolvimento
1ª etapa- O educador pode fazer uma dinâmica inicial com os alunos sobre qual ou quais são os entendimentos do termo paisagem. Após os alunos apresentarem suas significações para o termo, o professor deverá expor uma idéia de paisagem o mais ampla possível, que passa pela definição de que paisagem é tudo aquilo que se apreende pelo olhar. Portanto, é o que tem existência física, um prédio, uma árvore, um rio etc. Para se identificar e descrever uma paisagem é preciso passar pelo olhar, pela observação. E saber olhar com enfoques específicos é também um aprendizado. Solicitar aos alunos que utilizem um caderno de campo, para que após a observação realize registros acerca da paisagem do entorno de sua residência. (paisagem frontal)
2ª etapa- Nessa etapa o professor deverá propor aos estudantes um passeio de ônibus, até a Toca do Morcego, próximo ao Rio Paraguaçu onde facilitasse a visualização da paisagem cinemática. Chegando ao destino proposto, promover um Círculo para Socialização das ideias, onde os estudantes deverão se posicionar sobre as paisagens observadas. Durante o relato dos estudantes, o educador fará as seguintes intervenções:
-Diante do que fora observado, o que vocês puderam identificar mais;
-Paisagens naturais ou humanizadas? Justifique sua resposta;
-Qual a diferença entre ambas?
Após esse momento, a professora deverá ressaltar a interferência do homem sobre a paisagem natural, visto que, atualmente é cada vez mais raro encontrar paisagens predominantemente naturais.

3ª etapa- Retomando as etapas anteriores, o professor deverá sugerir que os educandos se dividam em dois grupos para a construção de pequena maquete utilizando os dois tipos de paisagem. A professora deverá fazer uma breve explicação sobre o que é uma maquete, como deverá ser feita, quais os materiais que vão ser utilizados e etc. Ainda nesse momento, ela deve salientar que na próxima aula a mesma já deverá estar pronta.

4ª etapa- Nessa ultima etapa as equipes deverão socializar as maquetes, falando do seu processo de construção, as principais ideias do grupo, as dificuldades encontradas. Após a socialização, as equipes deverão expor no pátio da escola.

Avaliação
Espera-se como desdobramento dessa sequência didática que as seguintes expectativas de aprendizagem sejam alcançadas: 
- Que os estudantes consigam identificar na paisagem elementos de referenciamento local;
-Que os estudantes consigam realizar classificações da paisagem de forma a apreender a paisagem nos enfoques frontal e cinemático;
-Que os estudantes sejam capazes de observar e representar uma paisagem por meio da maquete.
Fazer pequenos relatos, orientandos pelo professor para enriquecer a atividade e verificar o envolvimento dos estudantes



Referência Bibliográfica
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. 1ª a 4ª série. vol5.MEC:Brasília DF,2001,166p.
SANTOS, Milton. Por uma globalização: do pensamento único á consciência universal. Record:Rio de Janeiro RJ,174 p.
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Espaço geográfico uno e múltiplo. Disponível em: <www. ub.edu. br>. Acesso em: 13.out.2011.
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