terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Projeto Didático: Literatura Popular- Lendas





Tema: Literatura Popular
Título: Aprendendo com as Lendas

Justificativa:
A partir da análise das produções feitas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, que construiu um texto sobre “Animais de Estimação”, é possível observar que a maioria não garante o emprego da pontuação de forma satisfatória,assim como,a riqueza lexical e o emprego dos conectivos, ou seja, os elementos de coesão. As atuais concepções da linguagem nos propõem o desafio de pôr em prática à linguagem, formando cidadãos leitores e escritores de uma cultura em que a escrita é predominante.
Essas concepções têm como peças-chave a relação interpessoal, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações de comunicação, os gêneros, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe. Portanto, mais do que ensinar os elementos e as normas que compõem a Língua Portuguesa, precisamos ensinar as Práticas de Linguagem que vivenciamos em nossa língua materna. 
A escolha do tema Literatura Popular, se deu devido ao fato de que é um tema que os coloca em contato direto que com uma corrente simplificada de literatura oral, mas que oferece uma riqueza e uma variedade de propostas para o trabalho com texto escrito, fomentando um resgate da cultura, a partir de uma literatura que faz parte da história de cada um, com um produto tipicamente brasileiro.

Objetivo geral:
·         Compreender os textos orais e escrito com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.

Objetivo Específico:
·         Ler nas entrelinhas e inferindo o sentido das informações e refletindo sobre elas;
·         Conhecer a utilização de elementos verbais e não verbais como apoio na construção do sentido;
·         Oferecer textos bem escritos impressos de boa qualidade possibilitando ampliar o repertório de palavras desconhecidas.

Conteúdos:
·         Pontuação;
·         Leitura e escrita;
·         Riqueza lexical;
·         Coesão

Duração: 2 meses (duas vezes na semana)

Recursos: papel ofício, lápis, caneta, lápis colorido, cartolina, piloto, placa, gorro, tesoura, cola, papel-metro, camurça, fita adesiva, cópias dos textos, marca-texto, dicionário, lousa

Procedimentos Metodológicos
 - Em uma Roda de bate papo, levantar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos conteúdos que serão trabalhados, apresentando o Projeto “Aprendendo com as Lendas” com foco na Literatura Popular.
- Apresentar a Lenda da Vitória-Régia de Terezinha Eboli, indagando: - o que são lendas? - como, onde e porque surgiram? – quem as inventou? Pedir que ele façam a escrita,de forma simples,sobre o que eles entendem  por Lendas. A pontuação e a escrita serão o foco dessa atividade.
- Propor um caça-palavras contendo algumas lendas brasileiras, onde eles vão localizar e reescrever os nomes dos personagens lendários, explorando leitura e escrita.
- Oferecer cópias de um texto informativo sobre a vitória-régia, realizar uma leitura coletiva. O professor deverá trazer um esclarecimento sobre texto informativo e texto folclórico. Pedir que os alunos grifem no texto as palavras que desconhecem o significado,consultar no dicionário o significado das respectivas palavras. Aproveitando as mesmas palavras montar uma lista e expor na sala para possíveis consultas na produção textual.
- Solicitar que os estudantes façam a reescrita da Lenda Vitória-régia,utilizando os elementos de coesão.
- Selecionar dois textos que contemplem as dificuldades de todos e realizar a revisão coletiva.
- O professor deverá disponibilizar um gorro com várias palavras para que os estudantes as leiam e produzam um pequeno texto, em trio. Socializar o texto produzido com a turma, montar um painel com os textos e expor para toda escola.

Avaliação

Observar os avanços nos procedimentos de leitura, a inferência e a comparação de informações, o estabelecimento de relações, a síntese de ideias. Em relação á escrita, observar se os alunos aprenderam a planejar, usar palavras, expressões e recursos (como a pontuação) de forma a deixar os textos bem escritos e interessantes a fim de proporcionar boas leituras. Também analisar os procedimentos de revisão. Por fim, avaliar a rescrita da lenda feita pelos estudantes. Elas fazem sentido ao que foi trabalhado?



















Referência Bibliográfica

ANDRADE, Isabel Cristina. Trabalhando Projetos Pedagógicos. São Paulo SP: Didática Paulista, 1998, 130 p.

BAZZONI, Cláudio. Concepções de Linguagem. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em 16.nov.2011.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. vol. 2,Brasília DF: MEC,1998,144p.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário