Projeto
Didático
Título: Interligando os contos ao universo dos
números
Justificativa
A
Literatura Infantil nas aulas de matemática é umas das possibilidades para
tornar essa disciplina mais interessante e motivadora. A conexão da matemática
com histórias infantis provoca o desenvolvimento de habilidades matemáticas e
da linguagem.
O
significado da atividade matemática para o aluno também resulta das conexões que
ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e
das conexões que ele percebe entre os diferentes temas matemáticos e justamente
nesse sentido que a literatura infantil assume um papel importante, porque ela
é acessível e proporciona contextos que trazem múltiplas possibilidades de
exploração, que vão desde a formulação de questões por parte dos alunos até o
desenvolvimento de múltiplas estratégias de resolução das questões colocadas. Portanto,
a leitura exige e estimula a capacidade de interpretação de diferentes
situações, o que também constitui uma habilidade fundamental para um bom
desempenho dos alunos em resolução de problemas.
Objetivo Geral
- Estabelecer
conexões entre a literatura infantil e o ambiente de resolução de
problemas matemáticos, buscando auxiliar a prática pedagógica.
Objetivos Específicos
- Resolver
situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados,
desenvolvendo formas de raciocínio a partir das informações e recursos
presentes nos contos infantis;
- Estimular a
capacidade de interpretação de diferentes situações matemáticas
apresentadas no texto dos contos infantis.
Procedimentos
·
Numa roda,
realizar o levantamento dos conhecimentos prévios acerca do objeto de estudo,
apresentando os contos (A Zeropéia de Herbert de Souza e
Maria-vai-com-as-outras de Sylvia Orthof) que serão trabalhados e relacioná-los
ao universo numérico.
·
Realizar um
sorteio, onde serão escolhidas duas crianças, que levarão os livros para casa,
com o intuito de socializar a história com os familiares.
·
Na turma, solicitar
que as crianças que levaram os livros para casa, compartilhem com os colegas as
diferentes situações-problema matemáticas encontrados nos contos;
·
Elaborar
atividades diárias pautadas nos contos que foram compartilhados, estabelecendo
conexões entre os conteúdos matemáticos e os contos escolhidos (A Zeropéia e
Maria-vai-com-as-outras).
·
Dividir a turma
em equipes, onde cada equipe deverá ilustrar as principais cenas do conto (A
Zeropéia), após a ilustração fazer uma exposição na parede, facilitando a
visualização e a compreensão das crianças. Em seguida, a professora conduz os
alunos para uma roda, onde será comunicado aos alunos que na próxima aula, que
eles vão apresentar uma dramatização do conto acima citado, selecionando, nesse
momento, os personagens entre as crianças.
·
A professora
deverá levar todos os adereços para a apresentação da dramatização. Convidar os
pais para apreciar a mesma. Na dramatização todas as crianças vão encenar as
situações-problemas encontradas no conto.
Recursos Humanos: professora, alunos,
pais, equipe escolar e convidados.
Recursos Materiais: livros de contos,
cartolinas, papel-metro pardo e branco, cola, lápis, lápis colorido, giz de
cera, papel colorido, fita adesiva, caneta, tinta, tesoura, piloto, fita,
corda, laço e camurça.
Clientela: 2º ano do Ensino Fundamental
Cronograma de Execução: Acontecerá em 3
semanas,distribuídos em 2 aulas por
semana.
Avaliação
A avaliação será feita por meio de
registros, anotando como foi à desenvoltura no reconto, como a turma se
comportou (observar o comportamento leitor). A partir das intervenções, observar
se eles ordenaram os fatos dos contos, as dificuldades encontradas e o que
conseguiram assegurar.
.Elaborar uma ficha para mapeamento do
desenvolvimento de atitudes, que incluem questões como: Procura resolver as
situações-problema que o conto propõe? Faz perguntas? Usa estratégias criativas
ou apenas convencionais? Justifica as respostas obtidas? Comunica suas
respostas com clareza? Ajuda os outros na resolução de problemas? Contesta
pontos que não compreende ou com os quais não concorda?
Referência Bibliográfica
BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais. Matemática. 3ªed.
Brasília, DF, 2001, 142 p.
DANTE, Luiz Roberto. Formulação e resolução de
problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2010,11- 29 p.
ORTHOF, Sylvia. Maria-vai-com-as-outras. São Paulo SP: Ática, 1996,32p.
SOUZA, Herbert. A Zeropéia. São Paulo SP: Moderna, 1993,16 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário