terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Projeto Didático: Interligando os Contos ao Universo dos Números



Projeto Didático

Título: Interligando os contos ao universo dos números
Justificativa
            A Literatura Infantil nas aulas de matemática é umas das possibilidades para tornar essa disciplina mais interessante e motivadora. A conexão da matemática com histórias infantis provoca o desenvolvimento de habilidades matemáticas e da linguagem.
            O significado da atividade matemática para o aluno também resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele percebe entre os diferentes temas matemáticos e justamente nesse sentido que a literatura infantil assume um papel importante, porque ela é acessível e proporciona contextos que trazem múltiplas possibilidades de exploração, que vão desde a formulação de questões por parte dos alunos até o desenvolvimento de múltiplas estratégias de resolução das questões colocadas. Portanto, a leitura exige e estimula a capacidade de interpretação de diferentes situações, o que também constitui uma habilidade fundamental para um bom desempenho dos alunos em resolução de problemas.


Objetivo Geral
  • Estabelecer conexões entre a literatura infantil e o ambiente de resolução de problemas matemáticos, buscando auxiliar a prática pedagógica.

Objetivos Específicos
  • Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio a partir das informações e recursos presentes nos contos infantis;
  • Estimular a capacidade de interpretação de diferentes situações matemáticas apresentadas no texto dos contos infantis.


Procedimentos

·         Numa roda, realizar o levantamento dos conhecimentos prévios acerca do objeto de estudo, apresentando os contos (A Zeropéia de Herbert de Souza e Maria-vai-com-as-outras de Sylvia Orthof) que serão trabalhados e relacioná-los ao universo numérico.
·         Realizar um sorteio, onde serão escolhidas duas crianças, que levarão os livros para casa, com o intuito de socializar a história com os familiares.
·         Na turma, solicitar que as crianças que levaram os livros para casa, compartilhem com os colegas as diferentes situações-problema matemáticas encontrados nos contos;
·         Elaborar atividades diárias pautadas nos contos que foram compartilhados, estabelecendo conexões entre os conteúdos matemáticos e os contos escolhidos (A Zeropéia e Maria-vai-com-as-outras).
·         Dividir a turma em equipes, onde cada equipe deverá ilustrar as principais cenas do conto (A Zeropéia), após a ilustração fazer uma exposição na parede, facilitando a visualização e a compreensão das crianças. Em seguida, a professora conduz os alunos para uma roda, onde será comunicado aos alunos que na próxima aula, que eles vão apresentar uma dramatização do conto acima citado, selecionando, nesse momento, os personagens entre as crianças.
·         A professora deverá levar todos os adereços para a apresentação da dramatização. Convidar os pais para apreciar a mesma. Na dramatização todas as crianças vão encenar as situações-problemas encontradas no conto.
Recursos Humanos: professora, alunos, pais, equipe escolar e convidados.
Recursos Materiais: livros de contos, cartolinas, papel-metro pardo e branco, cola, lápis, lápis colorido, giz de cera, papel colorido, fita adesiva, caneta, tinta, tesoura, piloto, fita, corda, laço e camurça.
Clientela: 2º ano do Ensino Fundamental
Cronograma de Execução: Acontecerá em 3 semanas,distribuídos em 2  aulas por semana.

Avaliação
A avaliação será feita por meio de registros, anotando como foi à desenvoltura no reconto, como a turma se comportou (observar o comportamento leitor). A partir das intervenções, observar se eles ordenaram os fatos dos contos, as dificuldades encontradas e o que conseguiram assegurar.
.Elaborar uma ficha para mapeamento do desenvolvimento de atitudes, que incluem questões como: Procura resolver as situações-problema que o conto propõe? Faz perguntas? Usa estratégias criativas ou apenas convencionais? Justifica as respostas obtidas? Comunica suas respostas com clareza? Ajuda os outros na resolução de problemas? Contesta pontos que não compreende ou com os quais não concorda?


Referência Bibliográfica

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 3ªed. Brasília, DF, 2001, 142 p.

DANTE, Luiz Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2010,11- 29 p.


ORTHOF, Sylvia. Maria-vai-com-as-outras. São Paulo SP: Ática, 1996,32p.

SOUZA, Herbert. A Zeropéia. São Paulo SP: Moderna, 1993,16 p.

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