terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Experimento: Efeito Estufa



Dados de Identificação
Escola Municipal Vista Alegre
Disciplina: Ciências
Professora: Cíntia Santana
Data: 25/02/2012

Introdução
Tendo em vista o trabalho com os eixos temáticos, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a realidade descrita no caso para ensino, propusemo-nos a trabalhar com o eixo temático, Meio Ambiente. A partir da análise dos principais problemas ambientais enfrentados em nossa região, concluímos que o tema Efeito Estufa e Aquecimento Global é bastante relevante para o desenvolvimento de uma postura crítica e consciente em nossos alunos. O efeito estufa tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões, e o nosso município encontra-se no ranking dos grandes desmatadores do país. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção. Outro fator desencadeador desse processo é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Situação-problema
Com base no caso para ensino que apresenta uma aula da professora Cíntia, com enfoque nas inconsequentes ações humanas sobre a natureza, percebeu-se que seria bastante plausível diante das inquietações dos seus alunos uma atividade prática, no sentido de demonstrar de forma enriquecedora e participativa as informações expostas pela professora, bem como, confirmar hipóteses e agregar novos saberes. A realização de experimentos possibilita aos educandos se sentirem mais motivados, havendo um maior envolvimento, fazendo com que o educando relacione o conteúdo dado com o seu cotidiano.
Materiais
Dois copos com água, papel alumínio, caixa grande de sapato, tesoura, filme plástico, lâmpada.
Procedimentos
Forre o interior da caixa com o papel alumínio; coloque um dos copos com água dentro da caixa; tampe a caixa com filme plástico. Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz do sol ou sob a luz de uma lâmpada acesa. Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos está com água mais quente. Ao iluminar a caixa a luz passa pelo filme se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e não pode sair da caixa por causa do filme plástico, aumentando assim a temperatura interna da caixa. Por esse motivo, água do copo que está dentro da caixa fica mais quente que a água do copo que está fora.

Resultados
(possíveis hipóteses levantadas pelos alunos)
- O copo que ficou fora da caixa atingiu a mesma temperatura do outro que ficou dentro;
- A água do copo que ficou dentro da caixa evaporou;
- Não aqueceu o suficiente para esquentar á água;
- O filme plástico derreteu com a temperatura.
Conclusão
- A água que ficou dentro da caixa aqueceu mais do que a água que ficou fora;
- Não houve evaporação;
- O tempo foi suficiente para esquentar água.
Questionário
- Porque a água do copo que ficou dentro da caixa aqueceu mais do que o outro, que ficou fora?
- O que a caixa, o filme plástico e a lâmpada representam neste experimento?





Referência Bibliográfica

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- Ciências Naturais, vol.4, MEC: Brasília, DF, 3ª ed. 2001, 136 p.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- Tema Transversal: Meio Ambiente e Saúde. vol.9,MEC:Brasília DF.3ª ed.,2001,128 p.

VERNIER, Jacques. O Meio Ambiente. Papirus: Campinas SP, 1994, 130 p.



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