Dados de Identificação
Escola Municipal Vista Alegre
Disciplina: Ciências
Professora: Cíntia Santana
Data: 25/02/2012
Introdução
Tendo em vista o trabalho com os eixos temáticos,
propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os anos iniciais do
Ensino Fundamental e a realidade descrita no caso para ensino, propusemo-nos
a trabalhar com o eixo temático, Meio Ambiente. A partir da análise dos
principais problemas ambientais enfrentados em nossa região, concluímos que o
tema Efeito Estufa e Aquecimento Global é bastante relevante para o
desenvolvimento de uma postura crítica e consciente em nossos alunos. O
efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo
terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX
foi o mais quente dos últimos 500 anos. O efeito estufa é gerado pela
derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam
a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões, e o nosso
município encontra-se no ranking dos grandes desmatadores do país. Como as
florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na
mesma proporção. Outro fator desencadeador desse processo é o lançamento de
gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de
combustíveis fósseis.
Situação-problema
Com base no caso para ensino que apresenta uma aula
da professora Cíntia, com enfoque nas inconsequentes ações humanas sobre a
natureza, percebeu-se que seria bastante plausível diante das inquietações
dos seus alunos uma atividade prática, no sentido de demonstrar de forma
enriquecedora e participativa as informações expostas pela professora, bem como,
confirmar hipóteses e agregar novos saberes. A realização de experimentos
possibilita aos educandos se sentirem mais motivados, havendo um maior
envolvimento, fazendo com que o educando relacione o conteúdo dado com o seu
cotidiano.
Materiais
Dois copos com água, papel alumínio, caixa grande
de sapato, tesoura, filme plástico, lâmpada.
Procedimentos
Forre o interior da caixa com o papel alumínio;
coloque um dos copos com água dentro da caixa; tampe a caixa com filme
plástico. Coloque o segundo copo e a
caixa sob a luz do sol ou sob a luz de uma lâmpada acesa. Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo
qual dos dois copos está com água mais quente. Ao iluminar a caixa a luz
passa pelo filme se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar
se aquece e não pode sair da caixa por causa do filme plástico, aumentando
assim a temperatura interna da caixa. Por esse motivo, água do copo que está
dentro da caixa fica mais quente que a água do copo que está fora.
Resultados
(possíveis hipóteses levantadas pelos alunos)
- O copo que ficou fora da caixa atingiu a mesma
temperatura do outro que ficou dentro;
- A água do copo que ficou dentro da caixa
evaporou;
- Não aqueceu o suficiente para esquentar á água;
- O filme plástico derreteu com a temperatura.
Conclusão
- A água que ficou dentro da caixa aqueceu mais do
que a água que ficou fora;
- Não houve evaporação;
- O tempo foi suficiente para esquentar água.
Questionário
- Porque a água do copo que ficou dentro da caixa
aqueceu mais do que o outro, que ficou fora?
- O que a caixa, o filme plástico e a lâmpada
representam neste experimento?
Referência Bibliográfica
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- Ciências Naturais, vol.4, MEC:
Brasília, DF, 3ª ed. 2001, 136 p.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- Tema
Transversal: Meio Ambiente e Saúde. vol.9,MEC:Brasília DF.3ª ed.,2001,128
p.
VERNIER, Jacques. O Meio Ambiente. Papirus: Campinas SP, 1994, 130 p.
|
Seja bem vindo ao nosso Blog. Que ele seja um instrumento a mais na sua aprendizagem, contribuindo para aquisição de novos conhecimentos. Espaço onde professores encontrão sugestões de atividades, planejamentos e trocas de experiências. Que seja um espaço significativo para você, educador(a)!
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Experimento: Efeito Estufa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário